Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

BUPi: número de RGG concluídas bate recorde em maio

A plataforma que potencia o conhecimento do território conta já com 139 municípios.
03 jun 2022, 11:34
Terrenos mistos
Terrenos mistos

Em maio, o Balcão Único do Prédio (BUPi) finalizou mais de 67 mil processos de identificação de propriedades batendo o recorde no número de Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) finalizadas num só mês. Em destaque, estiveram os municípios de Bragança, Viseu, Tondela, Vimioso e Coimbra que, entre si, finalizaram mais de 12 mil processos.

A plataforma que potencia o conhecimento do território alcança agora 139 municípios, incluindo São João da Pesqueira, que entrou durante o mês de maio, e conta já com 753 técnicos habilitados inscritos.

Cerca de 90% dos municípios a norte do Tejo, que não dispõem de cadastro de propriedade rústica, já aderiram ao BUPi desde o início da sua implementação. O BUPi cobre, agora, uma área de mais de 37 mil km2, num conjunto de municípios onde habitam mais de 4,2 milhões de pessoas e onde se localizam mais de 8,2 milhões de matrizes rústicas.

Ainda durante o mês de maio, o BUPi esteve em destaque nos meios de comunicação social, através de entrevistas à coordenadora-adjunta, Carla Mendonça, bem como com a participação na rubrica Minuto Cidadão, da Antena 1, e da presença no XXII Congresso Internacional de Direito Registal IPRA-CINDER, no passado dia 18 de maio, no Porto, no qual a Coordenadora-Adjunta da eBUPi destacou o papel do Registo no caminho para a implementação do Número de Identificação do Prédio (NIP).

Ministério da Justiça