Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

BUPi regista novo recorde de RGGs mensais

O Balcão Único do Prédio (BUPi), registou, em agosto, cerca de 12.000 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) iniciadas pelos Técnicos Habilitados.
01 set 2021, 14:18
Terreno com terra lavrada e cultivo
Terreno com terra lavrada e cultivo

Dos 32.439 processos iniciados desde o início da fase de expansão do sistema de informação cadastral simplificado e do Balcão Único do Prédio (BUPi), em fevereiro, 11.898 RGGs foram feitas apenas durante o mês de agosto, pelos 72 municípios que se juntaram à plataforma, representando 37% da totalidade de RGGs iniciadas até à data e um aumento de 10% face ao mês anterior.

Pombal, um dos municípios que aderiu ao BUPi na fase de expansão, em junho deste ano, mantém-se comprometido com o processo de georreferenciação e regista o 1º lugar, com o maior número de georreferenciações iniciadas (666 RGGs) este mês.

Os municípios da região centro, nomeadamente da CIM da Região de Coimbra, são os que registaram mais RGGs. Figueira da Foz, Cantanhede e Coimbra, a que se junta o município de Vila de Rei e Pombal, somaram 21% do total de RGG iniciadas este mês.

No total, foram 11 os municípios a entrar no BUPi durante o mês de agosto, ascendendo, agora, a 72 o número de municípios que operacionalizam o cadastro simplificado e a 310 o número de técnicos habilitados que promovem os processos de georreferenciação de prédios rústicos e mistos omissos nos Balcões das Câmaras Municipais e online, via site BUPi.

O Balcão Único do Prédio já se encontra acessível a uma população total de mais de 1 milhão e 950 mil habitantes, cobrindo uma área de 15.759 km2, nas quais se localizam mais de 4 milhões de matrizes rústicas, que representam mais de 50% das matrizes rústicas a georreferenciar durante a fase de expansão, até 2023.

Com a integração de nove novos municípios, cujas entradas já se encontram formalizadas, o BUPi chegará, em setembro, a 86 municípios do Norte e Centro do país. As restantes adesões continuarão a decorrer de forma progressiva até meados de outubro.

Ministério da Justiça