Blandina Soares é a nova coordenadora da Estrutura de Missão do BUPi
Governo escolhe conservadora com décadas de experiência, sólida carreira técnica e académica para liderar a expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado.
Mestre e licenciada em Direito, Blandina Soares foi membro permanente do Conselho Consultivo do IRN.
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, e a Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, nomearam, em regime de comissão de serviço, a mestre Blandina Soares como Coordenadora da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado.
Esta Estrutura de Missão foi criada em 2020 para garantir a expansão a todo o território nacional do sistema de informação cadastral simplificado, instituído em 2017, conhecido como BUPi.
Mestre e licenciada em Direito, Blandina Soares é uma respeitada conservadora que, durante 10 anos (2013-2023), foi membro permanente do Conselho Consultivo do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).
Foi conservadora em diversas Conservatórias de Registo Civil, Predial e Comercial, em Arouca, Famalicão, Alijó, Paços de Ferreira, Baião, Lousada, Santa Maria da Feira e Notária de Cabeceiras de Basto.
Docente em diversas universidades, tem dado formação a conservadores, notários, advogados e solicitadores, em matérias de registos e do notariado.
Integrou grupos de trabalho e diversos júris.
A autoria do Código do Registo Predial Anotado (2007 e 2009) e a coautoria do Manual Os Regulamentos Europeus — Impacto na Atividade Registal (2020) acrescentam prestígio a uma carreira profissional feita de competência e experiência.
Em 2021, completou o 1.º ano do curso de Doutoramento em Direito, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.