CEJ convida a conhecer as suas instalações e o seu trabalho
O Centro de Estudos Judiciários vai abrir as portas e mostrar ao público o trabalho que tem vindo a desenvolver em Portugal.
Open Day CEJ
No próximo dia 6 de dezembro, realiza-se o Open Day CEJ e o Centro de Estudos Judiciários (CEJ), instalada na antiga Cadeia do Limoeiro, abre as portas ao público para um evento que pretende dar a conhecer o trabalho que este organismo tem vindo a desenvolver, bem como os processos de recrutamento, seleção e formação inicial e formação contínua de magistrados em Portugal.
Esta será também uma oportunidade para conhecer as instalações do CEJ, na antiga Cadeia do Limoeiro. Foi neste estabelecimento que Francisco Mattos Lobo, o último condenado à morte em Lisboa, viveu os seus últimos dias antes de receber a pena capital.
Do programa do evento, consta uma apresentação subordinada ao tema “O CEJ e a Formação de Magistrados em Portugal”, durante a qual será explicado como se desenrolam o processos de formação inicial e contínua de magistrados no CEJ.
Durante o Open Day, que decorre das 9h30 às 14h30, os visitantes ainda vão poder assistir a uma conversa entre auditores de Justiça, intitulada “The CEJ Experience”. Este momento será marcado pela partilha de experiências dos auditores de Justiça com os visitantes, que, de acordo com o CEJ, decorrerá num tom bastante informal.
O CEJ planeia organizar outro Open Day durante o primeiro semestre do próximo ano.
Recorde-se que, no próximo dia 30 de novembro, o CEJ vai organizar uma visita guiada às suas instalações, num roteiro que pretende dar a conhecer a história de alguns prisioneiros que residiram na Cadeia do Limoeiro e que passaram os últimos instantes das suas vidas entre as paredes deste antigo estabelecimento prisional em Lisboa.