CEJ premiado pela Sociedade Portuguesa de Autores
O Centro de Estudos Judiciários foi galardoado com uma Medalha de Honra, durante a cerimónia comemorativa do Dia do Autor Português.
Prédio do Centro de Estudos Judiciários
O evento, que decorreu esta quarta-feira, dia 22 de maio, assinalou igualmente o 94º aniversário da fundação da cooperativa dos autores portugueses.
Além do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) premiou com Medalhas de Honra o arqueólogo Cláudio Torres, o cenógrafo, arquiteto e professor José Manuel Castanheira, a diretora-geral adjunta da Organização Mundial da Propriedade Intelectual Sylvie Forbin, a coreógrafa e bailarina Olga Roriz, o locutor e autor de programas de rádio e televisão João Paulo Diniz, ao músico Quim Barreiros e a Jean-Noel Tronc, CEO da sociedade de Autores francesa SACEM e vice-presidente do grupo Europeu de Sociedades de Autores.
O CEJ é o organismo do Ministério da Justiça responsável pela formação de magistrados judiciais e do Ministério Público (MP) para os tribunais judiciais e para os tribunais administrativos e fiscais. Assegura também a formação no âmbito de redes e projetos internacionais e atividades de investigação e estudo no espaço de ação judiciário.
Nos últimos anos houve um grande investimento na formação de magistrados. O Governo atual abriu anualmente vagas para formar magistrados. No CEJ, entre 2016 e 2018, foram abertos três cursos de formação de magistrados para os Tribunais Judiciais e dois para os Tribunais Administrativos e Fiscais, que recrutaram para o sistema judiciário 380 magistrados para entrar em funções.