CERV vai estar presente na V Academia Europa
O Ponto de Contacto Nacional do CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores irá participar no painel “A Europa das desigualdades” da V Academia Europa.
V Academia Europa
O Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), o EUROPE DIRECT Região de Coimbra e Leiria e a Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE) organizam, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no Piódão, a V Academia Europa.
O projeto remonta a 2018 e mantém o objetivo de sensibilizar estudantes do ensino superior, principalmente da área científica de Estudos Europeus, Relações Internacionais e Ciência Política, sobre o sistema político e funcionamento das instituições da União Europeia. Pretende, igualmente, debater temas relacionados com o funcionamento e arquitetura do sistema internacional, entre outras questões e problemas contemporâneos.
O Ponto de Contacto Nacional do CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai marcar presença no encontro, com a participação no painel “A Europa das desigualdades”, que decorrerá no dia 5 de novembro, com início marcado para as 16h45.
Integrado no fundo da União Europeia para a justiça, o CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores tem como principal objetivo promover os valores e direitos consagrados nos Tratados, na Carta e nas Convenções internacionais dos direitos humanos.
Neste momento tem em preparação o programa de trabalho para o próximo período de dois anos, prevendo-se a sua aprovação pela Comissão Europeia, e posterior adoção, em novembro deste ano.
O CERV tem uma dotação de 1,55 mil milhões de euros para o ciclo entre 2021-2027, valor destinado a apoiar financeiramente projetos e ações com objetivos específicos nas vertentes de atuação “Valores da União”, “Igualdade, Direitos e Igualdade de Género”, “Envolvimento e participação dos cidadãos” e “Daphne”.
O Ministério da Justiça é a entidade designada pela Comissão Europeia como Ponto de Contato Nacional para o programa. Todos os avisos de candidatura são divulgados no site do CERV.