Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Combate à violência doméstica durante Estado de Emergência

Em período de isolamento social devido ao surto de COVID-19, o Governo lançou uma campanha em que apela à denúncia do crime público de violência doméstica, apoiando as vítimas.
31 mar 2020, 18:24
Cartaz da campanha contra a violência doméstica com os contactos gratuitos  SMS 3060, Telefone 800202148
Cartaz da campanha contra a violência doméstica com os contactos gratuitos SMS 3060, Telefone 800202148

A campanha, veiculada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género (CIG), pretende assegurar às vítimas de violência doméstica que não estão sozinhas, garantindo que a Rede Nacional de Apoio está a funcionar.

Quem precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica deve enviar uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligar 800 202 148, uma linha gratuita, que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia. Está também em funcionamento um serviço de correio eletrónico para a colocar questões ou pedir apoio e suporte emocional, através do email violencia.covid@cig.gov.pt.

No âmbito da campanha, a CIG reúne num documento único vários conselhos de segurança para as vítimas, nomeadamente manter o contacto com amigos ou familiares de confiança e combinar códigos de emergência – um sinal, um gesto um objeto na janela acordado com vizinhos – para que essas pessoas possam alertar as autoridades em caso de urgência. 

Lembrando que a violência doméstica é um crime público “e denunciar é uma responsabilidade coletiva”, são igualmente disponibilizadas recomendações para os vizinhos, sobre como atuarem quando desconfiam ou assistem a uma situação do género.

A partir da página Covid-19 | Informação de segurança durante o isolamento são ainda apresentados os contactos das estruturas de atendimento para as vitimas de violência doméstica para:

Ministério da Justiça