Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Concluída obra do Supremo Tribunal de Justiça

O Ministério da Justiça, através do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, concluiu a obra de reabilitação e requalificação do edifício do Supremo Tribunal de Justiça, no valor de 4 milhões de euros.
21 abr 2021, 13:27
Supremo Tribunal de Justiça
Supremo Tribunal de Justiça

Após décadas de sucessivas alterações construtivas, a obra devolve ao edifício do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), datado do século XVIII, sito em plena Baixa Pombalina, a sua espacialidade e dignidade originais e adequa os espaços às atividades desenvolvidas pela Instituição, e projetadas para futuro, num estilo depurado que realça a nobreza deste tribunal superior.

Numa primeira fase, iniciada em 2019, a intervenção centrou-se na recuperação das fachadas e da cobertura do edifício; na segunda fase, que agora finda, desenvolvida essencialmente em 2020, em plena pandemia, os trabalhos incidiram sobre o interior do edifício, contemplando obras de conservação e remodelação geral e reorganização funcional de espaços.

Num ato oficial em que participaram a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), Rosa Tobias de Sá, e o Administrador do STJ, Miguel Ferreira Martins, o edifício foi restituído ao STJ, que retoma os respetivos poderes de gestão e administração.

​​

Com o fim desta obra, o Supremo Tribunal de Justiça regressa ao Centro Histórico da cidade de Lisboa, lançando-se numa nova fase da sua - já longa - atividade.

Ministério da Justiça