Concurso para o Prémio Anual de Prevenção da Criminalidade
As candidaturas a este galardão europeu estão abertas até dia 8 de outubro e todos os Estados-Membros podem participar.
Crime informático
O Prémio Anual de Prevenção da Criminalidade é uma iniciativa da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (REPC) e este ano está subordinado à temática do cibercrime.
Assim, o primeiro prémio, que consiste em 10 mil euros, será entregue ao projeto que segue as melhores práticas no que diz respeito à redução e prevenção da criminalidade informática.
Apenas um projeto por Estado-Membro pode entrar na “corrida” ao Prémio Anual de Prevenção da Criminalidade. Por isso, existem fases nacionais, em que vários projetos são avaliados por júris nacionais. O vencedor dessa fase passará a poder concorrer ao prémio europeu.
Em Portugal, os projetos devem ser redigidos em inglês e enviados, por email, para a Polícia Judicária até dia 8 de outubro.
Todos os projetos a concurso são apresentados na Conferência de Boas Práticas, que irá decorrer em Talim, capital da Estónia, de 14 a 15 de dezembro de 2017.
Para apresentar o projeto, os candidatos devem preencher o formulário de candidatura e conhecer as regras e procedimentos do concurso.
A REPC é composta pelos representantes nacionais de cada um dos Estado-Membros da União Europeia. Portugal é representado por Veríssimo Milhazes, diretor da Unidade de Informação de Investigação Criminal da Polícia Judiciária.