Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Congresso de Medicina Legal e Ciências Forenses em Coimbra

Em simultâneo, decorre a 1.ª reunião da Rede de Serviços Médico-Legais de Língua Portuguesa.
09 nov 2017, 09:47
Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses
Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses

Falta uma semana para dar início ao 16.º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

O evento, promovido pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), irá acolher intervenções e comunicações nas áreas da patologia forense, da clínica forense, da toxicologia, da genética forense no contexto de catástrofes, da psiquiatria e da psicologia forenses, do direito e da ética.

Francisco Corte Real, presidente do INMLCF, na sua mensagem aos participantes do congresso, refere que os temas selecionados são “da maior pertinência e atualidade para as Ciências Forenses, face às inúmeras questões de que se revestem na prática pericial”.

O presidente do INMLCF também destaca que a “Medicina Legal Portuguesa possui uma história de serviço à Justiça e de serviço público que a todos nos deve orgulhar”.

O âmbito do congresso não se limita a Portugal, porque, ao longo dos três dias, acolhe a participação de diversos especialistas de países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Paralelamente à realização do congresso, decorre a 1.ª reunião da Rede de Serviços Médico-Legais de Língua Portuguesa, no dia 17 de novembro, às 18h30.

Com a criação desta rede, pretende-se, nas palavras de Francisco Corte Real, “facilitar a partilha de normas científicas, boas práticas médico-legais, textos de apoio, bem como o intercâmbio de estágios científicos, realização de acções científicas conjuntas, sempre no respeito pela autonomia decisória de cada País”.

No último dia, às 13h, decorre a sessão de encerramento com a entrega de prémios científicos à melhor comunicação oral e ao melhor poster.

O programa pode ser consultado na página do congresso. As inscrições podem ser feitas online até ao dia 14 de novembro ou no local durante os dias do congresso.

Ministério da Justiça