DGRSP e IGFEJ visitam EP de Ponta Delgada, nos Açores
Visita técnica serviu para fazer levantamento das obras mais urgentes no EP da ilha de S. Miguel.
A equipa da DGRSP foi liderada pelo Diretor-Geral, Orlando Carvalho, e Subdiretor-Geral, Paulo Rio.
Na sequência da visita da Secretária de Estado da Justiça e da Auditoria aos 49 Estabelecimentos Prisionais do país, feita pela Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça, a DGRSP e o IGFEJ lançaram mãos à obra.
Uma equipa da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e uma equipa do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça visitaram os Estabelecimentos Prisionais de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo, assim como a Cadeia de Apoio da Horta, entre 13 e 15 de janeiro.
A equipa da DGRSP, que incluiu elementos da Divisão de Infraestruturas e da Divisão de Segurança, foi liderada pelo Diretor-Geral, Orlando Carvalho, e pelo Subdiretor-Geral, Paulo Rio.
O principal objetivo da visita foi aferir das condições de alojamento dos reclusos e das condições de segurança do EP, dando continuidade ao levantamento das necessidades de obras urgentes daquela prisão.
Após a auditoria feita no último trimestre de 2024, o Ministério da Justiça anunciou, em comunicado, querer dar prioridade às obras de melhoria no EP de Lisboa e de Ponta Delgada, mesmo antes do seu desmantelamento, de forma a assegurar condições satisfatórias imediatas à população reclusa.
Nesta deslocação de trabalho à Região Autónoma dos Açores, além da visita aos Estabelecimentos Prisionais de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, e à Cadeia de Apoio da Horta, as duas equipas visitaram o terreno onde vai ser construído o futuro Estabelecimento Prisional de São Miguel e o Núcleo de Apoio Técnico de Reinserção Social de Ponta Delgada.