Dia 10 de dezembro: um apelo à defesa dos Direitos Humanos
No Dia Internacional dos Direitos Humanos celebra-se a assinatura da Declaração Universal e promove-se a paz.
Direitos Humanos
No domingo passado, assinalou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que pretende celebrar a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948.
A Declaração Universal foi assinada por 58 países, depois da Segunda Guerra Mundial, que causou a morte de milhões de pessoas. O objetivo deste documento é promover a paz e os direitos humanos.
O dia 10 de dezembro foi um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas. Realizaram-se várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos humanos.
De entre estas iniciativas, destaca-se a entrega do Prémio Nobel da Paz. Este ano, o prémio foi atribuído a uma organização não-governamental anti-nuclear pela sua Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN, na sigla em inglês) e pelo trabalho feito para a eliminação de armamento nuclear no mundo.
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a Declaração Universal dos Direitos Humanos ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, e que implementou o dia 10 de dezembro como o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
A data pretende ser uma homenagem a todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e promover o fim de todos os tipos de discriminação.