Dia Europeu da Educação nas Prisões assinalado a 13 de outubro
A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e o Ministro da Educação, João Costa, assinalam o Dia Europeu da Educação nas Prisões com uma mensagem conjunta.
Ministra da Justiça e Ministro da Educação
No ano letivo anterior mais de 3.000 pessoas frequentaram algum nível de ensino nos estabelecimentos prisionais portugueses, sendo que destes 125 estavam no ensino Superior. Para 2022/2023 estão já inscritos 2.300 reclusos aos quais acrescem 1.100 a frequentar ações de formação profissional com certificação académica.
“Hoje, como há três décadas, é fundamental proporcionarmos a estes homens e a estas mulheres uma efetiva oportunidade de reintegração na sociedade e no mercado de trabalho através da aquisição e do desenvolvimento de competências de vida e para a vida”, refere a Ministra da Justiça na mensagem. Para estas pessoas “o ensino e a formação representam a possibilidade de um novo começo”, acrescenta o Ministro da Educação.
“Neste dia juntamos a Educação e a Justiça para homenagear aqueles que têm a coragem de estudar num período tão difícil das suas vidas, seja no ensino básico, no ensino secundário”, sublinha João Costa. A mensagem de homenagem estende-se também aos guardas prisionais, aos técnicos de reinserção social e aos professores.
Veja o vídeo na íntegra.