Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Dia internacional alerta para gravidade do tráfico de seres humanos

Assinalando a data, a UNODC lembra a importância do combate a esta realidade que afeta quase todos os países do mundo.
30 jul 2019, 12:01
Cartaz do Dia Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos 
Cartaz do Dia Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos 

O Dia internacional contra o Tráfico de Seres Humanos foi definido como uma forma de alertar as pessoas e as instituições para esta forma de criminalidade grave, com ligações à criminalidade organizada e tem por base uma resolução da Assembleia-Geral da ONU, de 18 de dezembro de 2013.

O tráfico de seres é um crime grave que representa também uma violação grave dos direitos humanos. Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes, nos seus próprios países e no estrangeiro. 

Quase todos os países do mundo são afetados pelo tráfico, seja como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas seja para fins de exploração sexual, laboral ou outra. Desde 2003 que o UNODC (United Nations Office of Drugs and Crime) recolheu informações sobre 225 mil vítimas de tráfico detetadas em todo o mundo. De acordo com dados das Nações Unidas, 83% de mulheres e 72% das jovens são traficadas para fins de exploração sexual.

As situações de conflito em algumas regiões do mundo agravam ainda mais as vulnerabilidades, com grupos armados explorando civis e traficantes que obrigam pessoas forçadas a deslocar-se. 

Os dados também mostram que o tráfico acontece muitas vezes à nossa volta, já que a parcela de pessoas traficadas dentro de seu próprio país duplicou nos últimos anos, atingindo os 58% de todas as vítimas detetadas, de acordo com o Relatório Global do UNODC de 2018 sobre Tráfico de Pessoas.

Este ano o UNODC está concentrado em destacar a importância da ação dos Estados no interesse das vítimas do tráfico. Mas o alerta não é apenas para os Estados e autoridades nacionais, sendo as instituições e os cidadãos encorajados a tomar medidas para evitar este crime, nomeadamente através da denúncia de situações que aparentem configurar uma situação de tráfico de seres humanos.

Ministério da Justiça