Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Empresa na Hora vai gerar nomes automaticamente com a ajuda da IA

A nova medida Simplex “Automatização da Bolsa de Firmas e Denominações” vai permitir otimizar recursos e poupar tempo a quem recorre ao serviço Empresa na Hora.
28 set 2022, 18:28
Sessão de apresentação da nova medida Simplex
Sessão de apresentação da nova medida Simplex

Os nomes disponíveis para quem cria uma empresa através da modalidade Empresa na Hora vão passar a ser gerados automaticamente, auxiliados por um algoritmo de Inteligência Artificial (IA), de acordo com uma nova medida do programa de simplificação, modernização e inovação, o Simplex.

Apresentada esta quarta-feira, num evento que contou com a participação da Ministra da Justiça e dos Secretários de Estado da Justiça e da Digitalização e Modernização Administrativa, a medida “Automatização da Bolsa de Firmas e Denominações” tem como principais objetivos otimizar recursos e poupar tempo a quem recorre ao serviço Empresa na Hora.

A medida assenta no desenvolvimento de um algoritmo de IA que consegue sugerir nomes que sejam relevantes para a atividade de negócio dentro da qual a empresa está a ser constituída, através de alguns parâmetros iniciais, como a CAE. O sistema cria um nome, que a equipa do IRN valida, verificando se este é adequado e não confundível. Cumpridos estes requisitos o nome gerado é inserido na bolsa de firmas.

Veja o vídeo de apresentação:

A adoção do novo sistema vai possibilitar ganhos bastante significativos, uma vez que, até agora, diariamente, estavam afetos à tarefa de criação de nomes para a “Bolsa de Firmas e Denominações” dois funcionários, no mínimo. A prazo a previsão é que a medida permita libertar quatro funcionários para tarefas de maior valor acrescentado. Além disso, a tecnologia também será capaz de gerar, de uma vez, uma quantidade muito maior de nomes do que uma pessoa, num só dia.

Esta ferramenta foi concebida no quadro de um trabalho que está a ser desenvolvido com o ecossistema de startups, impulsionando a construção conjunta de soluções entre a justiça e govtech.

No evento, a Ministra da Justiça explicou que “a manutenção desta bolsa de firmas e denominações exigia a introdução diária de novos nomes e este processo era feito manualmente e com imaginação humana”. “No fundo, absorvia recursos. Mas, se a grande maioria de nós chegou aqui hoje com recurso à inteligência artificial e com a tranquilidade de quem a usa no dia-a-dia já sem pensar que o faz, aquilo que hoje aqui trazemos é isso mesmo: a inteligência artificial ao serviço das pessoas”, concluiu.

Ministério da Justiça