Encontro anual da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal
“Os Advogados são servidores do Direito”, diz Ministra da Justiça.
Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, no 13º Encontro Nacional da ASAP. © ASAP|Henrique Casinhas
A Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, presidiu à sessão de abertura do 13º Encontro Nacional da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal (ASAP), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Na sua intervenção, destacou a Justiça como um serviço ao cidadão e a colaboração essencial de todos os agentes para a sua reforma: “Todos dependemos de todos, para a realizar, todos precisamos de todos para a reformar."
Dirigindo-se aos advogados presentes, destacou o papel fundamental que desempenham na defesa do interesse público e na formação dos jovens profissionais: “Precisamos que não se esqueçam que devem ser verdadeiros servidores do direito, assegurando a formação dos jovens advogados, preparando-os para o exercício pleno da advocacia, no cumprimento da lei e da ética.”
A Ministra sublinhou também a modernização do sistema judicial, anunciando que “a partir de 3 de dezembro, vai ser eliminado o papel nas comunicações dos Senhores Advogados” e, em abril de 2025, “a consulta dos processos passa a ser feita eletronicamente.” Estas medidas, incluídas na Agenda Anticorrupção, visam aumentar a eficiência da Justiça.
Da Agenda Anticorrupção, a Ministra destacou outras duas medidas:
- O Grupo que vai elaborar o anteprojeto de revisão da legislação penal e processual penal, assegurando a transposição da diretiva sobre a perda alargada de bens já começou a trabalhar e teremos uma proposta já no início do próximo ano.
- A Comissão para a Revisão do Processo e Procedimento Tributário e das Garantias dos Contribuintes, está a trabalhar em medidas há muito aguardadas.
Dirigindo-se diretamente aos Advogados presentes na assistência, Rita Alarcão Júdice referiu que os trabalhos de definição de uma solução para o futuro da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) estão e curso.
Por fim, reiterou o compromisso do Ministério da Justiça em dar pequenos passos rumo a grandes mudanças: “Os passos podem ser pequenos, mas a ambição nem por isso. Sabemos para onde vamos e sabemos onde queremos chegar.”