Estudo ‘GREEN EU’ aponta caminhos para resiliência climática na Europa
No dia 5 de junho, serão apresentados os resultados do projeto ‘GREEN EU’ sobre o nível de perceção pública na Europa face às alterações climáticas. O estudo aponta soluções para uma ação climática mais justa, inclusiva e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Imagem meramente ilustrativa.
Num momento em que as alterações climáticas representam uma ameaça crescente aos direitos fundamentais, à economia e à coesão social, o projeto “’GREEN EU’ – Building European Resilience to Climate Change Impacts”, uma iniciativa financiada pelo Programa CERV, desenvolveu um estudo alargado a vários países europeus para avaliar o grau de consciencialização pública sobre os impactos da crise climática.
Além de identificar lacunas e oportunidades, a investigação procura traçar caminhos para uma Europa mais resiliente e inclusiva.
Segundo a ‘CrowdAid’ - associação que atua no âmbito da cooperação para o desenvolvimento a nível local, nacional e internacional -, os resultados do estudo revelam a necessidade de estratégias mais inclusivas e equitativas de adaptação climática.
O relatório inclui recomendações concretas para decisores políticos europeus, com o intuito de construir uma Europa mais resiliente, justa e informada, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Para assinalar este marco, no próximo dia 5 de junho, entre as 10:00 e as 12h30 (hora de Lisboa), terá lugar o evento online “Beyond the Numbers: Research, Highlights and Policy Paths Forward”.
O encontro reunirá especialistas, decisores políticos e cidadãos para debater os principais resultados do estudo, propor caminhos políticos sustentáveis e discutir caminhos para garantir que a ação climática na Europa respeite os princípios da equidade e da justiça social.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.