Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Governo Mais Próximo: Ministra da Justiça em Castelo Branco

A Ministra da Justiça esteve no Juízo de Família e Menores e no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, em visitas integradas na iniciativa “Governo Mais Próximo”, que regressa depois da pandemia, para percorrer todos os distritos e regiões autónomas de Portugal.
25 jan 2023, 22:54
Ministra da Justiça em Castelo Branco
Ministra da Justiça em Castelo Branco

A Ministra da Justiça visitou esta quarta-feira o Juízo de Família e Menores de Castelo Branco, onde conversou com os funcionários e ouviu as suas preocupações e anseios. Esta deslocação permitiu ainda inaugurar a sala de acolhimento e audição de crianças, concretizando um projeto há muito desejado.

Catarina Sarmento e Castro esteve também no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco. As duas visitas inserem-se na iniciativa Governo Mais Próximo, que irá percorrer todos os concelhos do distrito durante os dias 25 e 26 de janeiro.

Além de reuniões de trabalho e encontros com autarcas e representantes de diversas áreas, o programa para os dois dias prevê um conjunto de ações associadas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com visitas a projetos relevantes para o desenvolvimento da região e inovadores do ponto de vista económico e social, como é o caso do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.

Castelo Branco é um distrito reconhecido pelos seus produtos tradicionais, particularmente no ramo alimentar, mas também no que concerne ao artesanato. Esse património tem sido protegido através da propriedade industrial, através das modalidades denominação de origem e indicação geográfica, como acontece no caso do “Bordado de Castelo Branco” – indicação geográfica protegida em Portugal.

A indicação geográfica que protege o Bordado de Castelo Branco baseia-se nas “características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses”. Estas características do Bordado de Castelo Branco foram transpostos para o urbanismo, sendo observáveis quer nas calçadas, como nos edifícios, tornando-se assim num dos símbolos da cidade”.

Governo Mais Próximo está de regresso

A visita a Castelo Branco marca o regresso do programa Governo Mais Próximo, que esteve interrompido devido à pandemia.

Com uma agenda focada no território, o Governo Mais Próximo promove o desenvolvimento económico e social das regiões, reforçando a coesão territorial e concretizando, desta forma, um dos compromissos centrais assumidos no Programa do Governo. A iniciativa percorrerá todos os distritos e regiões autónomas de Portugal durante a legislatura.

A deslocação ao distrito de Castelo Branco abrange mais de 40 visitas e reuniões de trabalho, envolvendo a participação do Primeiro-Ministro, de todos os Ministros e de vários Secretários de Estado. Está igualmente previsto um Conselho de Ministros descentralizado.

Ministério da Justiça