Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

IRN: admissão de 31 novos Candidatos a Conservadores de Registos

Sessão de boas-vindas decorreu em Lisboa na presença da Secretária de Estado da Justiça. Os novos profissionais iniciam a formação no dia 2 de dezembro.
28 nov 2025, 18:39
IRN
Sessão de boas-vindas aos novos Conservadores de Registo
Sessão de boas-vindas aos novos Conservadores de Registo

O Instituto dos Registos e Notariado (IRN) recebeu hoje 31 novos candidatos a Conservador de Registos, recrutados através de concurso externo. A sessão de boas-vindas, com a assinatura do contrato, decorreu em Lisboa na presença da Secretária de Estado da Justiça, Ana Luísa Machado e dos membros do Conselho Diretivo do IRN, Jorge Rodrigues da Ponte, Cristina Mesquita e Carla Rodrigues.

A assinatura do contrato marca o início de uma nova etapa profissional para estes candidatos, que iniciam já a 2 de dezembro o percurso formativo de 12 meses, dividido entre fase teórica com duração de cinco meses, e uma fase prática de sete meses. Após a conclusão do processo formativo e aprovação na avaliação final, os profissionais ficam habilitados ao exercício das funções de Conservador de Registos, sendo colocados numa conservatória.

Os 31 candidatos juntam-se aos 128 conservadores e 132 oficiais de registo, que ingressaram no IRN em abril e maio. A entrada desta nova geração de profissionais representa um passo determinante para o rejuvenescimento dos Registos e a melhoria da capacidade de resposta no contexto de crescente digitalização e de evolução das necessidades dos cidadãos, que exigem serviços públicos mais céleres e acessíveis.

Em 2025, ingressaram nas carreiras especiais 159 Conservadores, dos quais 8 para a Região Autónoma da Madeira, e 132 Oficiais de Registo. Em agosto deste ano, o IRN abriu concurso para preenchimento de mais 485 vagas de Oficial de Registo, tendo recebido 2.434 candidaturas. Os candidatos admitidos já foram convocados para a prova de conhecimentos, que irá decorrer no dia 13 de dezembro nas cidades de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada.

A contratação de novos profissionais constitui um passo significativo na melhoria da prestação de serviços do IRN, contribuindo para uma justiça mais próxima das populações. O Ministério da Justiça e o IRN estão empenhados em tornar regular a abertura de concursos para ingresso nas carreiras especiais, garantindo a continuidade do reforço dos serviços e a atração de talento para uma cultura de inovação que acompanha a transição digital dos Registos.

Ministério da Justiça