Imagens de satélite são recurso importante para conhecer território
A utilização de imagens satélite na aceleração do conhecimento do território foi um dos temas abordados num evento promovido, recentemente, pela PT Space.
Sessão de debate online do New Space Atlantic Summit
Aquela que foi a terceira edição do New Space Atlantic Summit, organizado pela Portuguese Space Agency (PT Space) no passado dia 30 de outubro, debateu, em formato virtual, a importância do Espaço na utilização dos serviços de geolocalização.
O evento, que contou com a presença do coordenador da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), Pedro Tavares, teve como objetivo refletir sobre a importância dos serviços satélite em vários setores de atividade.
No âmbito do projeto BUPi, Pedro Tavares destacou o potencial da utilização de imagens de satélite na aceleração dos processos de identificação do território, nomeadamente na atualização cadastral, através de informação de contexto ou de experiências piloto, como a deteção remota de polígonos.
“A utilização de imagens satélite de alta resolução, que permitem abranger grandes extensões de território, torna-se essencial para a atualização da parte gráfica do cadastro”, acrescentou o coordenador da eBUPi no contexto da expansão do projeto. Podendo ser adquiridas mais rapidamente do que as fotografias aéreas, “as imagens de satélite permitem obter imagens contextuais atualizadas, de forma rápida e económica, e possibilitam a realização de análises mais criteriosas”, sublinhou.
Além de Pedro Tavares, a terceira edição do New Space Atlantic Summit contou ainda com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Ricardo Santos, Ministro do Mar, entre outras personalidades, nomeadamente do setor espacial internacional.