Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Inauguração da nova sede da Ordem dos Notários

A Ministra da Justiça e da Administração Interna participou na cerimónia de inauguração da nova sede da Ordem dos Notários, que decorreu esta quinta-feira, em Lisboa.
16 dez 2021, 17:58
Ministra da Justiça e da Administração Interna, Francisca Van Dunem
Ministra da Justiça e da Administração Interna, Francisca Van Dunem

A inauguração da nova sede da Ordem dos Notários representa um inequívoco marco na história do notariado português, disse Francisca Van Dunem na sua intervenção, “pelo seu inegável simbolismo identitário tanto para a ordem profissional como para os seus inscritos”.

A Ministra da Justiça e da Administração Interna apontou o percurso exemplar da Ordem dos Notários e o seu papel fulcral “não apenas na promoção, desenvolvimento e fiscalização da atividade notarial, mas também na formação qualificada para o acesso à profissão e na defesa e promoção dos interesses dos seus inscritos”.

Destacou igualmente aquilo que classifica como capacidade para “a rigorosa interpretação do quadro normativo em que se move” por parte da Ordem do Notários.

“O que faz a força e o prestígio das instituições é a forma como são geridas; é o rigor que emprestam ao cumprimento das suas missões, o modo como interagem com os demais agentes no quadro institucional em que se inscrevem. Como se fazem respeitar pelos seus membros e pela comunidade”.

Francisca Van Dunem terminou a sua intervenção felicitando a Ordem dos Notários e todos os seus inscritos pelo contributo que certificação de factos dá à segurança do comércio jurídico e à paz social, e reconhecendo a relevância social da atividade que desenvolvem.

Situada na Avenida Visconde de Valmor, 19 A, em Lisboa, a nova sede da Ordem dos Notários convida todos os que a visitam a fazerem uma viagem pela história do Notariado, desde o seu início, data que, em Portugal, se confunde com a própria fundação do país.

Além da participação da Ministra da Justiça e da Administração Interna, a sessão de inauguração contou com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e de representantes de várias instituições públicas e ordens profissionais.

Durante a cerimónia foi homenageada Aurora Teixeira de Castro, reconhecida como a primeira notária a exercer funções em Portugal e na Europa.

Ministério da Justiça