Jean-Claude Juncker recebe Honoris Causa da Univ. de Coimbra
A cerimónia acontece esta terça-feira, dia 31, e conta ainda com a presença do Primeiro-Ministro e do Presidente da República.
Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia (créditos: Comissão Europeia)
A Universidade de Coimbra vai distinguir o Presidente da Comissão Europeia com o grau de Doutor Honoris Causa. A cerimónia terá lugar na Sala dos Grandes Atos, da Universidade de Coimbra, por volta das 11 horas de terça-feira, dia 31 de outubro.
De acordo com o Reitor da universidade, ao atribuir esta distinção a Jean-Claude Juncker, a Universidade de Coimbra está também a reforçar o seu apoio à União Europeia (UE).
João Gabriel Silva considera que a UE é um elemento fundamental da promoção e manutenção da paz e da prosperidade, especialmente numa altura em que a região se encontra perante o “renascimento de nacionalismos populistas que importa combater”.
Na cerimónia também estarão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, que, depois da atribuição do Doutoramento Honoris Causa, se juntará a Juncker no Teatro Académico Gil Vicente para um debate subordinado ao tema “Futuro da Europa – que Europa queremos?”.