Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Laboratório da PJ na Madeira pronto para fazer perícias em toxicologia

Equipado com novas valências, o Laboratório de Polícia Científica da Madeira deverá começar a apresentar resultados periciais na área da toxicologia já durante este mês.
13 jul 2023, 12:00
Inauguração do Laboratório da PJ na Madeira com a ministra da Justiça e o Diretor Nacional da PJ
Inauguração do Laboratório da PJ na Madeira com a ministra da Justiça e o Diretor Nacional da PJ

O Laboratório de Polícia Científica no Departamento de Investigação Criminal da Madeira foi renovado para passar a abranger a área de drogas e toxicologia. A inauguração oficial das instalações, com o arranque das novas capacidades, foi assinalada esta terça-feira, dia 11 de julho, e contou com a presença da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

No que toca à resposta pericial, as novas valências vão permitir uma significativa maior rapidez na identificação de substâncias, facilitando a separação entre a resposta do sistema criminal, a resposta do sistema contraordenacional e a resposta do sistema de saúde. Fica instalada na Madeira a mesma tecnologia laboratorial disponível na sede do LPC, e com os mesmos controlos de qualidade e gestão.

“O Laboratório de Polícia Criminal no Departamento de Investigação Criminal da Madeira dará a melhor resposta às necessidades de identificação laboratorial de substâncias apreendidas, quer na Madeira quer nos Açores, perspetivando-se a obtenção de resultados, já não em meses, mas em poucas horas ou poucos dias, consoante a situação”, destacou a Ministra da Justiça.

Prevê-se que o laboratório do Funchal possa começar a apresentar resultados periciais no domínio das drogas e toxicologia ainda durante este mês.

Além das novas capacidades laboratoriais, o investimento na adaptação das instalações permitiu um melhor aproveitamento do espaço, que passa a oferecer condições de trabalho mais adequadas aos atuais e futuros elementos do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, designadamente investigadores e especialistas de polícia científica, além do apoio.

A inauguração da valência de toxicologia do Laboratório no Funchal acontece no ano em que a Polícia Judiciária na Madeira celebra o seu sexagésimo aniversário. Desde 1963, a estrutura teve 375 funcionários e 19 dirigentes, em 20 direções.

Roteiro da Justiça na Madeira com várias ações

Aproveitando a deslocação à Madeira, a Ministra da Justiça visitou, igualmente, o Palácio da Justiça do Porto Santo, onde decorrem obras de reabilitação do edifício e de melhoria das acessibilidades, assim como de substituição das cantarias exteriores. A governante esteve acompanhada pelo Juiz Presidente da Comarca e pelo Presidente da Câmara.

Catarina Sarmento e Castro quis, também, conversar com os oficiais de justiça e ouvir as suas preocupações. 

Esta que foi a terceira deslocação da Ministra da Justiça à Madeira integrada no Roteiro para a Justiça, abrangeu ainda visitas às obras de melhoria e promoção de acessibilidade do Juízo de Competência Genérica de Porto Santo e ao novo Centro de Arbitragem da Associação Comercial e Industrial do Funchal.


Ministério da Justiça