Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Lojas do Cidadão marcaram o início de uma nova forma da AP trabalhar

Ao longo dos últimos 20 anos, mudou muita coisa em toda a Administração Pública e, por conseguinte, na Justiça, mas acima de tudo mudou a forma de trabalhar, considera a Secretária de Estado da Justiça.
12 dez 2019, 18:32
Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça, e Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca,  durante o Debate Diagrama
Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça, e Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca,  durante o Debate Diagrama

O projeto das Lojas do Cidadão, começado a concretizar em abril de 1999, com a abertura da Loja do Cidadão das Laranjeiras, “foi o símbolo e o início de uma outra forma de trabalhar”, afirmou a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, durante o primeiro Debate Diagrama, promovido pela Agência da Modernização Administrativa, esta quinta-feira, em Lisboa.

Sob o tema “20 anos de Serviço Público” e acompanhada no painel de debate pela Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, e pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, Anabela Pedroso indicou como principais mudanças registadas a cooperação institucional “hoje muito mais forte e transversal, coisa que na época era muito mais difícil de ter” e a maior preocupação com o serviço ao cidadão.

“A grande mudança de paradigma ao longo destes anos é que passámos do ‘cidadão contribuinte’ do início, para o ‘cidadão cliente’ criado com a Loja do Cidadão e depois para o ‘cidadão cidadão’ de hoje”, referiu a Secretária de Estado da Justiça. “Hoje temos de falar de todos de uma forma colaborativa, de forma integrada e avançar de uma forma proactiva naquelas que são as expetativas do Cidadão”.

Além do debate, esta quinta-feira foram igualmente entregues os “Prémios 20 anos Loja de Cidadão”, destinados a distinguir vários trabalhadores que se destacaram ao longo das últimas duas décadas. À iniciativa do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública junta-se a secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes e a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Ministério da Justiça