Luís Neves tomou posse como Diretor Nacional da PJ
O novo responsável máximo da PJ ingressou naquela instituição em 1995, onde chefiava a Unidade Nacional Contra - Terrorismo.
Luís António Trindade Nunes das Neves é o novo Diretor Nacional da Polícia Judiciária. Até aqui diretor da Unidade Nacional Contra - Terrorismo da PJ, Luís Neves tomou posse, esta segunda-feira, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Na sua intervenção, a Ministra da Justiça elogiou o “passado brilhante” de Luís Neves na PJ, que sublinhou ser alguém “a quem a PJ reconhece os méritos da liderança arguta, tenaz e competente com provas dadas no combate ao crime”.
Antes, o novo diretor nacional da PJ tinha destacado como "especiais preocupações" o tráfico de droga e os crimes contra as pessoas, indicando ainda a "recuperação de ativos" resultantes da atividade criminosa mais lucrativa.
O novo responsável máximo da PJ ingressou naquela instituição em 1995, tendo sido nomeado Coordenador Superior de Investigação Criminal dez anos depois. Entre 2007 e 2009, ocupou o cargo de Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária da Direção Central de Combate ao Banditismo.
Licenciado em Direito, Luís Neves frequentou o curso National Academy do FBI, o curso de Estruturas Locais de Negociação, o curso de Investigação de Pós-Explosão e vários cursos de formação para Chefias Superiores. É auditor do Instituto de Defesa Nacional em 2009 e ponto de contacto em organismos internacionais representando Portugal e a Polícia Judiciária em diversos organismos internacionais onde se discutem formas de prevenção e repressão da criminalidade organizada violenta e do terrorismo: ONU; UE; INTERPOL; EUROPOL.