Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Mais de 2,4 milhões pedidos de DUA entre janeiro e novembro de 2022

A maior parte dos pedidos relacionados com o Documento Único Automóvel realizaram-se através da internet.
10 jan 2023, 10:12
Tablier de um automóvel
Tablier de um automóvel

Desde o início de 2022 e até ao fim do passado mês de novembro, foram realizados 2,41 milhões de pedidos relacionados com o Documento Único Automóvel (DUA).

Do número total, mais de metade dos pedidos (62%) foram registados recorrendo à internet, num valor correspondente a mais de 1,5 milhões. No período analisado, março foi o mês com maior volume de pedidos online (149.154 pedidos).

Já a maior diferença entre o volume de pedidos através da internet e os realizados aos balcões verificou-se no mês de julho, com os valores a atingirem, respetivamente, 146.344 e 75.235 pedidos.

Recorde-se que o Documento Único Automóvel mudou de formato e layout há três anos, tornando-se mais fácil de manusear e de guardar na carteira. Mais recentemente, com a aplicação móvel id.gov.pt, o documento ficou também disponível em formato digital e pode ser consultado no telemóvel.

O DUA em formato de cartão entrou em vigor em agosto de 2019. A transição do modelo em papel para um documento semelhante ao Cartão de Cidadão abrangeu inicialmente as novas matrículas, passando a ser emitido para as restantes situações a partir de agosto de 2020. 

O DUA identifica o veículo e o seu proprietário e permite circular na via pública. No formato de cartão, o DUA apresenta um código para a leitura ótica da informação que consta do certificado de matrícula.

Com a aplicação id.gov.pt, a carteira digital que permite guardar os documentos emitidos pelo Estado português, é possível adicionar o DUA e apresentá-lo no telemóvel perante autoridades e serviços.

O pedido de DUA pode ser feito num balcão do IRN quando regista um automóvel, altera os dados do proprietário ou as características do veículo, ou pedido no site Automóvel online, se precisar de obter uma 2ª via, em caso de roubo, perda ou se o documento estiver danificado.

O DUA na carteira é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça mais Próxima.

Ministério da Justiça