Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Ministra da Justiça visita Centro Educativo Padre António de Oliveira

Rita Alarcão Júdice assistiu à palestra do jornalista e antigo correspondente da RTP na África do Sul, António Mateus, que ofereceu aos serviços prisionais e centros educativos 300 exemplares do seu livro “Mandela, a construção de um homem”.
11 dez 2024, 17:01
Rita Alarcão Júdice e António Mateus. © Emerson Coutinho | StopMotion
Rita Alarcão Júdice e António Mateus. © Emerson Coutinho | StopMotion

Hoje, António Mateus e a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, estiveram no Centro Educativo Padre António de Oliveira para uma palestra dirigida aos jovens sobre a personalidade e a vida de Nelson Mandela, acompanhada da oferta de um livro a cada jovem, autografado pelo autor e pela Ministra da Justiça.

A Ministra da Justiça expressou o seu agradecimento ao jornalista pela generosa oferta, destacando não apenas os 300 exemplares doados, mas também a sua presença, o tempo dedicado e o cuidado em preparar a palestra.

Durante o evento, Rita Alarcão Júdice dirigiu-se ao grupo de jovens, sublinhando que “Nelson Mandela é símbolo de esperança, de grandeza e humildade.” A Ministra lembrou o lema que viu na recente visita ao EP do Funchal:  “Não somos os nossos erros”. “O que temos de mais valioso”, disse, “não é o que ficou para trás, mas a força que temos para recomeçar e fazer escolhas diferentes, escolhas melhores, escolhas difíceis, escolhas justas.”

Encorajando os jovens a refletirem sobre o poder da mudança, afirmou que “a mudança começa com pequenos passos, mas nenhum deles precisa de ser dado sozinho” e destacou que a leitura é uma ferramenta essencial: “ler é um investimento, e o saber não ocupa espaço.”

Ministério da Justiça