Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Nova edição do Curso de Especialização em Medicina Legal

A mais recente edição daquela que é uma das formações pós-graduadas mais antigas do país foi reforçada pela colaboração com a Polícia Judiciária e pela transmissão remota do curso, que passa a permitir a participação dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
25 abr 2022, 13:23
Médico com estetoscópio na mão
Médico com estetoscópio na mão

O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça esteve presente na abertura oficial da nova edição do Curso de Especialização em Medicina Legal e Ciências Forenses, que decorreu esta sexta-feira, dia 22 de abril, em Lisboa.

Na intervenção feita durante a sessão de encerramento da cerimónia, Jorge Alves Costa destacou a antiguidade do curso, “seguramente uma das formações pós-graduadas mais antigas do nosso país, senão mesmo a mais antiga” e o seu papel fundamental como estrutura formativa fundamental na área da Medicina Legal e Ciências Forenses. Apontou a área da Medicina Legal e Ciências Forenses como “imprescindível para a realização da Justiça”, reafirmando a importância de promover a partilha de conhecimento que leve a decisões mais fundamentadas e justificadas.

“O rigor, a segurança, a objetividade e a imparcialidade das conclusões periciais constituem pressupostos obrigatórios para as decisões judiciais”, referiu O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça. “Este curso constitui, por isso, uma importante iniciativa para a promoção da qualidade pericial e para a cooperação no espaço lusófono no âmbito da medicina legal e das ciências forenses”.

Ministrado ao longo dos anos pelo INMLCF, o curso de especialização traz na presente edição a novidade de ser organizado em conjunto com a Polícia Judiciária, “o que constitui um excelente exemplo da conjugação de esforços entre duas entidades, colocando acima de eventuais interesses institucionais o serviço público e o bem comum”, conforme sublinhou Jorge Alves Costa.

Paralelamente, vai ser transmitido de forma remota, permitindo que seja o primeiro Curso de Especialização em Medicina Legal e Ciências Forenses aberto à participação aos Países de Língua Oficial Portuguesa.

“Além dos congressos científicos que têm permitido contar com especialistas de serviços médico-legais e forenses de diversos países de língua portuguesa, estou certo de que o curso possibilitará uma aproximação única entre os diferentes serviços e os seus profissionais.

Com a duração de cerca de um ano, o Curso de Especialização em Medicina Legal e Ciências Forenses incluirá as matérias mais relevantes da Ética, Deontologia e Direito; Clínica Médico-Legal; Psiquiatria e Psicologia Forenses; Criminalística e Polícia Científica, entre outras.

Continua a ter como destinatários médicos e juristas, mas permite a participação de todos os que tenham interesse na aquisição de conhecimentos na área da medicina legal e das ciências forenses.

“Em geral, o curso contribuirá significativamente para o reforço das capacidades dos recursos humanos, também nesta área da Medicina Legal e Ciências Forenses, e para a melhoria da utilização dos meios tecnológicos, com a finalidade de continuarmos a procurar alcançar uma Justiça mais preparada, mais inclusiva e ao serviço dos cidadãos”, sublinhou Jorge Alves Costa.

Ministério da Justiça