Novos Gabinetes Médico-Legais e Forenses
Iniciaram, esta segunda-feira, atividade os dois últimos Gabinetes Médico-Legais e Forenses (GMLF) do INMLCF previstos nos seus Estatutos: o GMLF da Grande Lisboa Noroeste e o GMLF da Lezíria do Tejo (Santarém).
Técnica a observar amostras em microscópio
Estes Gabinetes constituem estruturas desconcentradas que funcionam na dependência direta do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) e junto das comarcas, revestindo fundamental importância para uma maior aproximação da justiça às populações. Cumpre a estes novos Gabinetes exercer as suas atribuições de Tanatologia Forense e de Clínica Forense, iniciando de forma progressiva a sua atividade.
O GMLF da Grande Lisboa Noroeste abrangerá as áreas dos municípios de Cascais, Oeiras e Sintra. Para tal, foi celebrado pelo INMLCF protocolo com a Câmara de Cascais, bem como com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
No que concerne ao GMLF da Lezíria do Tejo (Santarém), o mesmo abrangerá as áreas dos municípios de Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém. Neste sentido, foi celebrado pelo INMLCF um protocolo com o Hospital Distrital de Santarém para a construção de um anexo ao edifício e, até à conclusão das obras, foi celebrado protocolo entre o INMLCF, a Câmara Municipal de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
Com a abertura destes Gabinetes, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses marca presença em praticamente todo o território nacional, o que muito beneficia os cidadãos.