Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Número de RGG iniciadas bate recorde em novembro

A plataforma recebeu quase 20,5 mil processos de RGG no mês passado. Há já mais de 500 técnicos ativos no BUPi.
02 dez 2021, 16:09
Terreno rústico
Terreno rústico

Em apenas um mês, foram iniciados quase 20,5 mil processos de representação gráfica georreferenciada (RGG) no Balcão Único do Prédio (BUPi), um valor que representa um novo recorde. Desde novembro de 2017, quando se deu início ao projeto em 10 municípios do país, o número de RGG já excede 236,6 mil.

O processo de identificação de propriedades segue assim a bom ritmo, refletindo também a cobertura cada vez maior do BUPi. Em novembro, a plataforma deu as boas-vindas a 28 novos municípios, que passaram então a disponibilizar pontos de atendimento presencial, acompanhando os proprietários no processo de identificação de propriedades. Ao todo, são já 117 os municípios que integram a plataforma BUPi e que viabilizam o registo gratuito de terrenos. Em causa está uma extensão de quase 30 mil km2, onde habitam 3,7 milhões de habitantes.

Este alargamento teve reflexo também no número de técnicos habilitados na plataforma BUPi, que já ultrapassam cinco centenas, contribuindo para o aumento do número de RGG e para o conhecimento cada vez mais abrangente do território nacional.

O mês de novembro foi ainda marcado pela atribuição do Prémio Transformação Digital 2021, uma iniciativa da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, que distinguiu o BUPi na categoria Promoção da Sociedade Mais Inovadora e Digital.

Ministério da Justiça