Número de processos finalizados no BUPi bate recorde em fevereiro
O mês mais curto do ano não impediu que o número de RGG aumentasse. Fevereiro foi marcado pela entrada de cinco municípios.
Computador portátil com site do BUPi aberto
O Balcão Único do Prédio (BUPi) finalizou 43,4 mil processos de identificação de propriedades em fevereiro, atingindo assim um recorde no número de Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) finalizadas.
Apesar de fevereiro ser um mês mais curto, a plataforma que potencia o conhecimento do território alcançou um aumento mensal próximo dos 45% no número de RGG. Para este avanço contribui o processo de expansão do BUPi, que já alcança 132 municípios, com a entrada, em fevereiro, de cinco concelhos: Lousada, Paredes de Coura, Penedono, Valença e Vila Real.
Neste mês, o destaque vai para os municípios de Tondela, Coimbra e Bragança, que lideram os processos de RGG finalizados.
Contas feitas, desde o início do projeto-piloto, em novembro de 2017, o BUPi finalizou 295,9 mil processos de RGG. Destes, 167,7 mil processos foram iniciados a partir de fevereiro de 2021, altura em que se deu início ao movimento de expansão do BUPi, alcançado o sucesso do piloto.
O segundo mês do ano foi ainda marcado pela publicação da portaria que estabelece o regime de funcionamento e financiamento do modelo instituído no âmbito do sistema de informação cadastral simplificado e pela terceira edição do BUPi Envolve.