Uma aproximação centrada nas pessoas para combater a infoexclusão
O combate à exclusão digital deve passar por uma aproximação centrada nas pessoas, sugeriu a Secretária de Estado da Justiça, durante o Web Summit.
A Secretária de Estado da Justiça durante a sessão no Web Summit
Anabela Pedroso, que participou no painel “Digital divide: The new face of inequality”, defendeu que é necessário “perceber rapidamente as necessidades das pessoas e ter as respostas certas para as perguntas”, acrescentou.
“O mais importante na aproximação adotada é sermos humanos: a tecnologia é crucial para aquilo que queremos fazer, mas no final estamos a falar de pessoas e de como usar a tecnologia para um bem comum”, afirmou.
É igualmente importante pôr governos, empresas e organizações não governamentais a trabalharem conjuntamente numa espécie de joint venture, para dar respostas também no campo da desinformação e da regulação.
“É preciso dialogar mais e principalmente melhor. Não apenas dizer coisas, mas dizer coisas que sejam interessantes e importantes para as pessoas”.
Anabela Pedroso interveio no painel “Digital divide: The new face of inequality” juntamente com Robert Opp, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 'Gbenga Sesan, da Paradigm Initiative, e Anca Bogdana Rusu, da cLabs.