Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

OCDE: debate sobre transformação digital no setor público

No encerramento do primeiro dia da conferência, a Secretária de Estado da Justiça destacou o Tribunal + e a nova Plataforma Digital da Justiça.
22 set 2017, 09:10
Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso
Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso

A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, esteve, esta quinta-feira, presente na sessão de encerramento do primeiro dia da conferência promovida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). 

A intervenção foi pautada pela apresentação de projetos empreendidos pelo Governo português, designadamente pela área da Justiça, em matéria de modernização administrativa.

O Cartão de Cidadão, que celebra este ano o 10º aniversário, o programa Justiça mais Próxima, o Tribunal +, o Balcão Óbito e a nova Plataforma Digital da Justiça são alguns dos projetos-estandarte implementados pela Justiça com vista a tornar os serviços públicos mais ágeis e eficientes através das novas tecnologias.

A Plataforma Digital da Justiça (PDJ), que foi lançada no final de agosto, conta já com mais de 17 mil visitas em apenas três semanas de funcionamento.

Numa fase beta, esta plataforma é construída com o apoio dos Cidadãos. Desde que foi lançada, a PDJ já recebeu o feedback de dezenas de pessoas, que deram sugestões de melhoria, identificaram hiperligações quebradas ou inexistentes e expressaram as suas opiniões sobre a nova morada digital da Justiça portuguesa.


As novas tecnologias e a Administração Pública 

O papel das novas tecnologias como meios impulsionadores da agilidade e eficiência dos serviços públicos é o ponto focal da conferência E-Leaders promovida pela OCDE.

Entre 21 e 22 de setembro, a conferência “Digital Transformation of the Public Sector:
making the right decisions to serve the needs of networked societies” (Transformação Digital no Setor Público: tomar as decisões certas para servir as necessidades de sociedades em rede) leva ao Centro Cultural de Belém representantes governamentais, especialistas em tecnologia, membros do setor privado, da sociedade civil e do mundo académico.

A edição deste ano da E-Leaders pretende suscitar a reflexão acerca da chamada “transformação digital” no setor público, nomeadamente a importância de desenvolver as capacidades digitais dos funcionários da Administração Pública e a criação de uma relação simbiótica entre estes serviços e as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A conferência E-Leaders termina esta sexta-feira, dia 22 de setembro.

Ministério da Justiça