Polícia Judiciária reforçada com admissão de 120 novos inspetores
Com as novas entradas previstas, a investigação criminal da Polícia Judiciária recupera cerca de 25 por cento do seu efetivo atual.
Cerimónia de compromisso de 120 inspetores estagiários da Polícia Judiciária
São 120 os inspetores que acabam de terminar o 41.º Curso de Formação de Inspetores Estagiários e que este ano irão reforçar os quadros da Polícia Judiciária (PJ).
A admissão dos novos elementos marca o início da regularização da renovação dos quadros da PJ, evitando “ruturas e descontinuidades decorrentes da ausência de convivência e de tradição de experiência e saberes entre as gerações que se sucedem”, apontou a Ministra da Justiça, Francisca van Dunem, durante a cerimónia oficial de compromisso, que decorreu esta terça-feira, dia 2 de abril, e que também contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa.
Fazem igualmente parte deste processo de regularização da renovação de quadros um novo Curso de Formação Inicial para 40 candidatos e a abertura de concurso para mais 100 elementos. Com as novas entradas, a investigação criminal da PJ recupera cerca de 25 % do seu efetivo atual.
Na sua intervenção, a Ministra da Justiça sublinhou o importante papel que a Polícia Judiciária tem assumido, nomeadamente “no combate ao crime grave e organizado e à criminalidade económico financeira (…) e a corrupção”, assegurando que o Governo nunca abdicou da sua valorização, nem esqueceu o esforço e as dificuldades quotidianas sentidas pelos seus efetivos.
“No ano passado foram investidos cerca de 8 milhões de euros no apetrechamento tecnológico da Polícia Judiciária e contamos prosseguir esse esforço no ano corrente”, garantiu Francisca van Dunem .