Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Pinheiro da Cruz inaugura sistema de videovigilância com 150 câmaras

Investimento de 136,6 mil euros foi anunciado no 67º aniversário do EP.
08 ago 2018, 18:54
Sistema de CCTV vai ser alargado a outros estabelecimentos prisionais.
Sistema de CCTV vai ser alargado a outros estabelecimentos prisionais.

A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, participou, esta quarta-feira, na celebração do 67º aniversário do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz (Carvalhal – Grândola), que integrou a Inauguração do CCTV e de Instalações para Visitas Intimas (e de Gabinetes de Apoio), bem como a Assinatura de Protocolos com o poder local e a empresa FairFruit – Portugal no âmbito da reinserção.

O novo sistema de CCTV inclui 150 câmaras e representa um investimento de 136.600 euros. Instalada em 2017/18, esta tecnologia vai permitir uma maior eficiência e rapidez de intervenção tanto ao nível da segurança preventiva como da reativa, assim libertando guardas prisionais para outras tarefas de vigilância e segurança.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Justiça sublinhou a importância da inauguração do sistema de videovigilância e sublinhou o facto de as novas instalações resultarem de trabalhos, orientados e coordenados por um guarda prisional e executados com mão-de-obra dos reclusos. Esta utilização de mão-de-obra reclusa, em melhorias que se destinam também ao uso dos próprios, integra-se numa política de ocupação, de formação e de preparação para o retorno à vida em sociedade que se pretende vir a alargar. 

“É na reinserção que a atenção tem vindo a ser reforçada”, disse, acrescentando que “o trabalho não tem ficado por aqui, sendo que, no contexto da formação profissional e de preparação académica, muito tem sido feito, desde o trabalho desenvolvido em b-learning com a Universidade Aberta ao que neste Estabelecimento se tem feito, nomeadamente com 109 reclusos que, no ano letivo 2017/2018, frequentaram os mais variados graus de ensino, bem como os vários cursos ministrados pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça”.

Os Protocolos assinados com a Câmara Municipal de Grândola, com a Junta de Freguesia do Carvalhal e com a FAIRFRUIT – Portugal destinam-se à formação e empregabilidade (remunerada) de reclusos em regime aberto. Procura-se assim, em articulação com a envolvência social, formar e criar hábitos de trabalho que facilitem um retorno harmonioso dos reclusos à vida em sociedade.

Ministério da Justiça