Primeira Unidade de Saúde ocupacional da DGRSP
Espaço inaugurado permite cuidados de saúde para os trabalhadores da DGRSP
Foi ontem inaugurada pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, a primeira Unidade de Saúde ocupacional da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), instalada na Casa Amarela – antiga casa de função do Centro Educativo da Bela Vista, em Lisboa.
No mesmo edifico vai ainda funcionar o Centro de Competências para a Gestão de Cuidados de Saúde da DGRSP. Esta primeira Unidade de Saúde ocupacional integra sala de tratamentos, gabinetes de enfermagem, gabinetes médicos, gabinetes de psicologia, gabinetes destinados a técnicos superiores de segurança do trabalho, salas de formação, entre outras valências.
No local, os trabalhadores da DGRSP poderão receber os necessários cuidados de saúde, em total privacidade e dignidade, possibilitando a deteção precoce de sinais e sintomas de doenças ligadas ao trabalho, a limitação ou controlo da doença e das suas consequências; diminuição dos acidentes de trabalho, a readaptação dos trabalhadores com incapacidade e a promoção de estilos de vida e práticas saudáveis nos locais de trabalho.
A criação deste Unidade corresponde a uma reivindicação antiga do Corpo da Guarda Prisional, agora concretizada.