Prisão de Alcoentre lança colheita de vinho com a presença do SEAJ
O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, participa esta terça-feira num almoço no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, que comemora 76 anos.
Vinha em Portugal no outono
Durante o evento vai ser possível experimentar a colheita 2019 do vinho Chão de Urze, numa produção aproximada de 100 mil litros, feita a partir de uvas que provêm de vinhas do Estabelecimento Prisional de Alcoentre.
Todos os trabalhos, desde a poda e manutenção da vinha, passando pelo tratamento, vindima e trabalhos de adega são feitos exclusivamente com mão-de-obra prisional, enquadrada por trabalhadores do estabelecimento prisional.
O Estabelecimento Prisional de Alcoentre tem uma lotação de 626 lugares e uma população prisional de 544 reclusos, correspondentes a uma taxa de ocupação de 86,9%.
Recentemente, foi alvo de trabalhos de melhoramento, de onde se destaca a construção de uma portaria avançada, constituída por um túnel de controlo de viaturas e uma sala para identificação e controlo de pessoas.
Trata-se de uma infraestrutura que vem melhorar as condições de segurança e controlo no acesso ao Estabelecimento Prisional, bem como as de trabalho aos elementos da vigilância escalados a este serviço.
Este novo espaço foi construído com recurso ao orçamento de projetos (65.000 euros) da DGRSP e utilizou mão-de-obra prisional, permitindo formar e remunerar os reclusos de molde a propiciar conhecimentos e hábitos de trabalho facilitadores de uma futura integração social.