Projeto Ópera na Prisão traz jovens reclusos de regresso aos palcos
“Mozart On: Quando a reclusão inspira” é o nome do novo espetáculo do Ópera na Prisão, um projeto que envolve jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria. A sessão está integrada na Jornada Mundial da Juventude e tem entrada gratuita.
Projeto Ópera na Prisão - “Mozart On: Quando a reclusão inspira” | Créditos EP de Leiria Jovens
O novo espetáculo “Mozart On: Quando a reclusão inspira”, do projeto Ópera na Prisão sobe ao palco do Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian esta quarta-feira, dia 2 de agosto.
Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens que participam no projeto vão cantar um conjunto de árias e coros de “Don Giovanni”, música tradicional do mundo e composições de rap de sua autoria.
Integrada na programação da Jornada Mundial da Juventude, a sessão termina com uma conversa em redor da experiência do projeto Ópera na Prisão.
A entrada é gratuita, mediante o levantamento dos bilhetes no próprio dia do espetáculo, com um máximo de dois bilhetes por pessoa.
O Ópera na Prisão é um projeto que procura diminuir a taxa de reincidência criminal através da prática do canto lírico e do teatro musical, que ocorre desde 2014 no Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens.
A edição Mozart On tem como objetivo abrir à comunidade leiriense o Pavilhão Mozart, um espaço prisional adaptado exclusivamente para a criação artística, que contará com apresentações públicas trimestrais.
O projeto resulta da parceria entre a Sociedade Artística Musical dos Pousos e a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP), organismo tutelado pelo Ministério da Justiça, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.