Protocolo entre DGRSP e Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga
A Direção-Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais (DGRSP) e o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga vão colaborar de forma mais próxima.
Imagem meramente ilustrativa.
Para melhorar a resposta a situações de saúde mental dos reclusos, a DGRSP e o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga celebraram um protocolo.
Esta colaboração visa garantir uma intervenção eficaz e coordenada entre os serviços de saúde e os serviços prisionais, promovendo cuidados adequados e apoio contínuo às pessoas com doenças mentais, respeitando o princípio da saúde comunitária.
Outro dos objetivos é prevenir recaídas na doença mental e de reincidências criminais.
Esta parceria reflete o compromisso das entidades envolvidas em melhorar as respostas a estas situações complexas, com a colaboração de profissionais de diversas áreas, incluindo saúde, justiça e reintegração social.
A Equipa de Colaboração Interinstitucional para Resposta a Situações Sinalizadas para Tratamento Involuntário (ECITI), criada há quatro ano, integra diversas entidades locais e tem sido essencial na definição de estratégias de intervenção, no tratamento e na prevenção de reincidências criminais.