Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Protoloco do IGFEJ com o INA promove inovação no HUB da Justiça

A colaboração entre as duas entidades visa promover novas ações que apoiem o desenvolvimento de práticas inovadoras no HUB da Justiça.
23 jul 2019, 17:23
HUB da Justiça
HUB da Justiça

Foi hoje assinado o protocolo entre Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e o INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Pública, através do qual se pretende promover o desenvolvimento de práticas inovadoras na gestão e liderança das entidades públicas da área de Governo da Justiça, com a conceção de projetos experimentais de inovação no espaço do HUB da Justiça.

O protocolo tem em vista operacionalizar novas iniciativas que incentivem a criatividade e inovação no HUB da Justiça, que está localizado no Campus da Justiça, no Parque das Nações em Lisboa, juntando organismos públicos, o sector privado e a Academia. 

Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça, referiu, na sua intervenção na Cerimónia de assinatura do Protocolo, vários exemplos de inovação que foram desenvolvidos nos últimos quatro anos, e que se materializaram em projetos de transformação. O projeto do Cadastro Simplificado -  BUPi, um modelo inovador e até hoje nunca desenvolvido na área governativa da Justiça, é um dos que beneficiou da inovação do HUB da Justiça, mas também a Plataforma Digital da Justiça e o desenvolvimento do Cartão de Cidadão tiveram neste espaço a oportunidade de experimentar novas formas de adequar os serviços da Justiça ao serviço do cidadão.

“São iniciativas que precisam de modelos de trabalho diferentes para ter sucesso, baseadas em metodologias de design de serviços: ou seja, responder de forma mais próxima a problemas reais das pessoas”, afirmou a Secretária de Estado.

O HUB Justiça é um projeto transversal a toda a área governativa da Justiça, num modelo orientado a projetos, com equipas multidisciplinares de diferentes organismos a trabalhar num único local, trocando experiências, reutilizando conhecimento e aplicando metodologias comuns. O projeto parte de boas práticas desenvolvidas em medidas inseridas no Plano Justiça + Próxima para, de forma agregada, trabalhar melhor a gestão de projeto, a experimentação e a avaliação de resultados.

Com capacidade para 50 pessoas, o HUB da Justiça foi desenvolvido com apoio de diferentes entidades da Justiça, nomeadamente o IGFEJ e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). 

Ministério da Justiça