Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Quase 15,8 mil RGG iniciadas no BUPi em outubro

Desde o início do processo de expansão da plataforma, em fevereiro, são já cerca de 68,7 mil os processos iniciados.
02 nov 2021, 15:58
Computador com website BUPi aberto
Computador com website BUPi aberto

Quase 15,8 mil processos de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) deram entrada no Balcão Único do Prédio (BUPi) em outubro, um procedimento que permite identificar e registar propriedades, contribuindo para o conhecimento e valorização do território.

Desde fevereiro, altura em que se iniciou o processo de expansão da plataforma BUPi no território inicial, registam-se já aproximadamente 68,7 mil processos iniciados. Recuando a novembro de 2017, quando se deu início ao projeto-piloto em 10 municípios, são quase 216 mil os processos de RGG iniciados.

Em outubro, o destaque vai para os municípios de Valpaços, Pombal, Figueira da Foz e Ponte de Lima, que superaram os 500 registos e que, em conjunto, somam mais de 2,3 mil RGG iniciadas.

O mês passado foi marcado pela integração de três municípios no BUPi, elevando para 89 o total de municípios aderentes. Este número já é hoje mais elevado – com a entrada, no início de novembro, de Montalegre – e continuará a aumentar ainda no decurso deste mês.

Os 89 municípios que integravam a plataforma BUPi em outubro cobrem uma área superior a 20 mil km2 e abrangem uma população de quase três milhões de habitantes. Aqui se localizam mais de 5 milhões de matrizes rústicas, que correspondem a mais de metade das matrizes rústicas a georreferenciar até 2023.

Para o sucesso deste projeto, é de realçar o empenho das autarquias e munícipes, destacando-se o papel dos 391 técnicos habilitados, fundamentais nos processos de georreferenciação.

Ministério da Justiça