Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Reinserção: Ópera "O Tempo (somos nós)" apresentada na Gulbenkian

A ópera “O Tempo (somos nós)”, espetáculo inserido no Projeto Ópera na Prisão - Traction, apresentou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, contando com a presença da Ministra da Justiça.
17 jun 2022, 11:16
Ministra da Justiça nos bastidores da ópera “O Tempo (somos nós)”
Ministra da Justiça nos bastidores da ópera “O Tempo (somos nós)”

O projeto Ópera na Prisão - Traction subiu ao palco do Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, esta quinta-feira, dia 16 de junho, com o seu novo espetáculo “O Tempo (somos nós)”, feito pelos reclusos do Estabelecimento Prisional Leiria (Jovens).

A iniciativa Ópera na Prisão - Traction pretende promover a reinserção e redução dos níveis de reincidência criminal de jovens reclusos através da prática artística e da criação participada por todos: artistas profissionais, reclusos, familiares dos reclusos, guardas e técnicos do estabelecimento prisional.

Também procura fomentar encontros e aprendizagens que potenciem mudanças, no sentido de uma sociedade mais justa e coesa, com o envolvimento de toda a comunidade - de dentro e de fora da prisão - na cocriação de ópera, utilizando, para isso, tecnologia de realidade virtual e aumentada.

Para as apresentações públicas deste novo espetáculo foram desenvolvidas duas ferramentas digitais: o Co-creation Space, que permitiu a cocriação com suporte para partilha de conteúdos, comunicação e colaboração, e o Co-creation Stage que liga, de forma remota, artistas e performances, permitindo que, aos músicos e cantores que estão em palco na Fundação Calouste Gulbenkian, se juntem, em direto, outros jovens a cantar desde o interior do Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens).

O espetáculo desta quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, contou com a presença da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa, assim como do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Ministério da Justiça