Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Residências artísticas em estabelecimentos prisionais no âmbito do Jubileu dos Reclusos

O Ministério da Justiça, através da DGRSP, a zet gallery e a Fundação JMJ promovem projetos artísticos em Estabelecimentos Prisionais no âmbito do Jubileu 2025.
21 mai 2025, 17:46
Fernanda Fragateiro e Francisco Vidal participam no projeto. | © Emerson Coutinho - StopMotion
Fernanda Fragateiro e Francisco Vidal participam no projeto. | © Emerson Coutinho - StopMotion

O Ministério da Justiça, através da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a zet gallery e a Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) celebraram um acordo para a realização de dois projetos artísticos em contexto prisional, no âmbito do Jubileu dos Reclusos, que se celebra em dezembro.

O projeto, que nasceu com o objetivo de utilizar o poder da arte como instrumento de inclusão e reinserção, conta com a participação dos artistas Francisco Vidal e Fernanda Fragateiro. As residências artísticas vão realizar-se no Estabelecimento Prisional de Leiria (reclusos jovens), de 15 a 30 de setembro de 2025, e no Estabelecimento Prisional de Tires (reclusas mulheres), de 29 de setembro a 7 de novembro de 2025.

A produção das residências artísticas fica a cargo da zet gallery, que financia os artistas, os materiais e os catálogos, assegurando também o acompanhamento editorial e a comunicação do projeto.

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) garante a coordenação com os estabelecimentos prisionais e o cumprimento das normas de segurança.

Já a Fundação JMJ – Lisboa 2023 assegura a integração do projeto na dimensão internacional do Jubileu, em coordenação com a Santa Sé.

A obra coletiva resultante da residência em Leiria será posteriormente cedida a uma instituição de ensino superior a definir. No caso do EP de Tires, a intervenção artística ficará instalada no interior do estabelecimento prisional.

O acordo foi assinado a 15 de maio por Orlando Carvalho, Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Alexandre Brito Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude, e de José Teixeira, fundador da zet gallery.

Este acordo foi inspirado na participação da Santa Sé na Bienal de Veneza de 2024, que apresentou uma exposição no pavilhão dedicado aos Direitos Humanos, instalado na prisão feminina da Giudecca.

Ministério da Justiça