Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Revisão do Estatuto do Ministério Público é uma prioridade

A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça reconheceu o esforço feito pelo Ministério Público e reiterou a importância da revisão do estatuto desta entidade
07 fev 2018, 15:09

A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça sublinhou o papel determinante que o Ministério Público desempenha “na manutenção da ordem jurídica, do regime democrático, bem como na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis” e a sua função crucial “no quadro da defesa do Estado de Direito e na prossecução da Justiça”.

No Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que decorreu no Funchal, Helena Mesquita Ribeiro reiterou que a revisão do Estatuto do Ministério Público, que se encontra já em processo legislativo, “constituiu uma prioridade para o Ministério da Justiça”.

Recordando “as vicissitudes” que levaram a que o grupo de trabalho criado para trabalhar nesta matéria não tivesse terminado a sua missão, a secretária de Estado disse que “esse facto não impediu a elaboração de uma proposta, que colheu importantes contributos de reflexões resultantes do trabalho desenvolvido por membros do Grupo, que foi amplamente discutida com a direção do sindicato dos Magistrados do Ministério Público, até ao final de Julho”.

Com a receção dos últimos contributos da Procuradoria-Geral da República, em janeiro, foi possível encerrar esta fase do dossier e iniciar formalmente o processo legislativo com a apresentação do anteprojeto a todo o Governo e o desencadear do processo de consultas.

“O projeto consagra um modelo de carreira plana, ambição histórica deste Sindicato, que favorece a valorização do conhecimento adquirido e premeia mais claramente o mérito. Assegura melhor o paralelismo entre as magistraturas, na primeira instância. Clarifica a estrutura hierárquica do Ministério Público e modela as relações entre os vários órgãos. Reforça o caráter uno da magistratura do Ministério Público, independentemente das jurisdições. Põe termo aos espaços de divergência entre a Lei de Organização do Sistema Judiciário e a disciplina estatutária do Ministério Público”, disse ainda Helena Mesquita Ribeiro, defendendo que, com esta Proposta, o Ministério Público ficará “mais apto a responder aos desafios que se lhe colocam no Século XXI”.

A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça reconheceu também a dimensão do esforço que foi feito pelo Ministério Público “num contexto de redução drástica de efetivos e de aumento das exigências de resposta determinado pelo reforço da especialização resultante da reforma de 2014” e assegurou que o Governo “esteve e está com o MP na busca de soluções para minorar e superar essa dificuldade”.

Ministério da Justiça