Secretária de Estado da Justiça na abertura da PI Hackaton
Anabela Pedroso participou na sessão de abertura da primeira edição da maratona tecnológica sobre Propriedade Industrial, PI Hackaton.
Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça, na sessão de abertura da PI Hackaton
“Com esta iniciativa temos a oportunidade de aprofundar uma cultura de inovação aberta e parceria proativa entre o setor público, a academia e o setor privado”, referiu a Secretária de Estado da Justiça.
Promovida e organizada pelo INPI e pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a PI Hackaton é uma maratona tecnológica de 26 horas que tem como objetivo desenvolver provas de conceito direcionadas para desafios relacionados com a Propriedade Industrial (PI), explorando tecnologias de grande potencial.
Estas tecnologias vão desde a análise inteligente de dados até à tecnologia blockchain, passando pelo processamento de linguagem natural ou pelos modelos de aprendizagem, entre outros.
A maratona também pretende fomentar uma cultura de inovação aberta, promovendo o envolvimento da comunidade empresarial, técnica e científica, com especial ênfase na relação entre universidades e a comunidade.
Pesquisa de imagens de Propriedade Industrial, Pesquisa de Textos de Propriedade Industrial e Blockchain e Propriedade Industrial são os três grandes desafios propostos às equipas participantes.
Os projetos vão ser avaliados por um júri constituído por dois elementos do INPI e dois elementos do DEI-FCTUC. Os dois melhores projetos serão distinguidos pela criatividade na procura da solução, nível de inovação, potencial de viabilidade e interesse e envolvimento da equipa.
A PI Hackathon decorre no edifício do DEI FCTUC, no Pólo 2 da Universidade de Coimbra, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020.