Simplex 2020-2021 traz novas medidas para a Justiça
O programa Simplex 20-21 apresenta 158 medidas transversais à administração do Estado, com várias diretamente relacionadas com a área governativa da Justiça.
Logótipo do Programa Simplex
Apresentado esta quarta-feira, o Simplex’20-21 integra um conjunto de novas regras de simplificação e modernização, transversais às várias áreas governativas do Estado. Selo Eletrónico no Registo, BUPi + Próximo e Casa Pronta Online são alguns dos destaques no setor da Justiça.
A 11ª edição da iniciativa ficou marcada pelo contexto da pandemia, no qual “Portugal ganhou décadas na transição para o digital”, conforme lembrou o Primeiro-Ministro António Costa, que ressaltou a enorme capacidade da Administração Pública para se adaptar à crise provocada pela COVID-19 em menos de duas semanas. Só isso permitiu que a mesma Administração continuasse ON, tal como garante o mote que acompanhou a comunicação institucional dos últimos meses.
Estas transformações, e como refere o preâmbulo do programa, são “fruto do investimento de muitos anos na modernização administrativa e na transformação cultural da Administração”.
Das 11 edições do programa Simplex foram destacadas, na área da Justiça, as medidas:
- Marca na Hora (de 2006)
- Casa Pronta (2007)
- Registo Automóvel Online (de 2008)
- Registo Criminal Online (2016)
- Renovação Automática, por SMS, do Cartão de Cidadão (2019), agora mais importante do que nunca, devido à necessidade de prorrogar a validade dos cartões de cidadão por motivos relacionados com a pandemia de COVID-19.
A edição de 2020-2021 do Simplex contempla 14 novas medidas relacionadas, diretamente, com a área governativa da Justiça.
Registos e notariado
- Empresa Online 2.0, que prevê a continuidade da simplificação do processo de constituição de uma empresa online, por exemplo, reduzindo a informação requerida e permitindo interatividade entre sócios no momento da criação
- BUPi - Cadastro simplificado em Cadastro Predial, um piloto, cujo objetivo é partir dos prédios georreferenciados no âmbito do Cadastro Predial Simplificado, identificar um lote desses prédios que cumpra os requisitos para assumirem a natureza de Cadastro Predial
- BUPi + Próximo, que implica a criação de postos de atendimento móveis e descentralizados com acesso a equipamentos portáteis, que para além da representação gráfica georreferenciada permitam também a deslocação física a terrenos quando a sua localização através dos mapas disponíveis na plataforma não for simples
- Evolução serviço "Casa Pronta", com a desmaterialização completa do processo "Casa Pronta", com emissão final de certidão online do título Casa Pronta.
- Implementação do Selo Eletrónico, substituindo o selo físico na certificação e assinatura de documentos, permitindo a efetiva desmaterialização dos processos de registo.
Tribunais e investigação criminal
- Desmaterialização das comunicações dos tribunais com a saúde através de um projeto piloto onde os pedidos de informação entre os tribunais e as entidades de saúde, no âmbito de processos judiciais, será feita por via eletrónica.
- Desmaterialização de pedidos com origem nos tribunais para consulta do Registo Individual do Condutor, relativa a processos judiciais junto da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária.
- Implementação de um projeto piloto para a desmaterialização das comunicações para cobrança coerciva de custas judiciais bem como para a comunicação de informação sobre insolvências
- Disponibilização, na iAP para a comunicação da informação de contumácia nos processos judiciais.
- Interoperabilidade digital com o setor bancário para a centralização e desmaterialização dos pedidos de informação da Polícia Judiciária ao Banco de Portugal (Plataforma Eletrónica de Registo e Transmissão de Ofícios do Banco de Portugal - PERTO)
- Criação de uma plataforma para marcação de perícias de forma simplificada, utilizando o SMS e pagamento por referência multibanco.
- Manutenção da informação constante nas Listas Oficiais dos Administradores Judiciais permanentemente atualizada para consulta dos cidadãos em geral e do próprio sistema judicial, com a atualização feita pelos próprios.
- Desmaterialização do processo de apreensão de bens ilícitos e sua reversão a favor do Estado.
Propriedade Industrial
- Envio, através de plataforma eletrónica, de despachos e notificações a Gabinetes de Apoio à Propriedade Industrial (GAPI) e instituições universitárias e de investigação, para agilizar e simplificar o processo de marcas e patentes.