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Tem dúvidas sobre o Cartão de Cidadão? A assistente Irene pode ajudar

Chama-se Irene é a nova assistente virtual do IRN e foi criada para propor as melhores alternativas a quem tem de renovar o Cartão de Cidadão. Por enquanto está em teste.
07 nov 2019, 16:15
IRN
Sofia Carvalho, Vice-presidente do IRN, na apresentação oficial da assistente virtual Irene, durante o Web Summit 2019
Sofia Carvalho, Vice-presidente do IRN, na apresentação oficial da assistente virtual Irene, durante o Web Summit 2019

Embora ainda esteja em fase piloto, a Irene já pode ser usada. Disponível 24/7, logo a partir da página de entrada do site do Instituto de Registos e do Notariado (IRN), é capaz de responder a dúvidas dos cidadãos sobre o Cartão de Cidadão, mas principalmente, sugerir a melhor opção para quem precisa de renovar o documento de identificação, mediante casos em concreto.

“Além de responder a um conjunto de questões, a Irene enceta uma conversa em que coloca um conjunto de perguntas ao cidadão, para perceber qual é a sua situação em particular e assim poder criar uma experiência otimizada na renovação do Cartão de Cidadão”, referiu a vice-presidente do IRN, durante a apresentação ao público da assistente virtual, no Web Summit.

“Se eu tenho tempo, se o meu cartão não está caducado ou a caducar, encaminha-me para o serviço de agendamento online”, exemplificou Sofia Carvalho. “Caso reúna os requisitos necessários, encaminha-me para a renovação online”.

Quando a renovação através da internet não é possível, a assistente virtual consegue ajudar os cidadãos a encontrarem o balcão mais adequado, tendo em conta o concelho preferencial e se a deslocação é feita através de transportes públicos ou viatura própria. “A Irene pode ajudar em vários aspetos. Está a aprender e convida-vos a falarem com ela”, acrescentou Sofia Carvalho.

Ministério da Justiça