Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Violência doméstica: Ministra da Justiça reúne com UMAR e AMCV

Francisca Van Dunem reuniu com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), num encontro que teve em conta período de pandemia que o país e o mundo atravessam.
17 abr 2020, 09:28
Close up de rosto de mulher com marcas de violência 
Close up de rosto de mulher com marcas de violência 

Durante o encontro, que decorreu esta quinta-feira, os representantes da UMAR e da AMCV tiveram oportunidade para manifestar as suas preocupações em relação às vítimas de violência doméstica, numa altura em que as famílias estão mais em casa, devido ao surto de COVID-19.

Recorde-se que o Ministério da Justiça, através da DGPJ, há muito que se associou ao esforço de divulgação de informação para garantir a segurança e apoio às vítimas de violência doméstica, num cenário particularmente difícil.

A par das medidas necessárias para prevenir o contágio, a COVID-19 impõe uma colaboração estreita e mobilização efetiva dos meios no terreno para garantir a segurança e o apoio às vítimas, tendo em conta o risco acrescido e a dificuldade de acesso a redes de proteção que o contexto de isolamento implica.

Têm sido desenvolvidas medidas para responder a estas preocupações, criando mais estruturas de acolhimento de emergência, campanhas de informação e alerta, novas linhas e canais de comunicação com as vítimas.

Ministério da Justiça