Vítimas de violência sexual contam com novo centro de apoio
Projeto-piloto da Associação de Mulheres Contra a Violência permite o acompanhamento psicológico de vítimas de violência sexual.
Centro de Crise da AMCV
A Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) está a implementar, desde janeiro de 2017, um Centro de Crise que dá apoio a vítimas de violência sexual com mais de 16 anos. Trata-se de um projeto-piloto apoiado pelo Ministério da Justiça e pelo Ministro-Adjunto da Presidência do Conselho de Ministros.
No Centro de Crise é feito o atendimento e acompanhamento individual das vítimas de violência sexual. Durante este acompanhamento, que pode ser telefónico ou presencial, é disponibilizado apoio psicológico e intervenção em trauma, bem como informação jurídica. O Centro de Crise conta ainda com grupos de ajuda mútua.
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, recorda que “A possibilidade de todos nós conhecermos uma pessoa que já foi vítima de violência sexual é muito grande” e que este tipo de crime é geralmente premeditado, sendo os agressores/as, maioritariamente, conhecidos/as das vítimas.
Este projeto pretende melhorar o sistema de proteção às vítimas de crimes de violência sexual e de género, articulando recursos para uma resposta abrangente, integrada e eficaz.
Os serviços do Centro de Crise podem ser contactados através do telefone (+351) 213 802 165 ou por email. Pode também consultar a brochura e o cartaz deste projeto.