eBUPi e E-REDES assinam protocolo de parceria
A eBUPi e a E-REDES assinaram um protocolo de parceria para promover a partilha de informação mútua no âmbito do projeto Balcão Único do Prédio. O protocolo entre as duas entidades foi assinado no dia 4 de agosto.
Vista de satélite de terrenos
Para promover um maior conhecimento do território, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) e a E-REDES juntam esforços numa parceria que visa a partilha de informação entre ambas as entidades. Pretende-se, assim, somar contributos para cumprir os objetivos do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi) de dispor de um cadastro multifuncional da propriedade rústica. A E-REDES exerce a atividade de Operador de Rede de Distribuição , no território continental de Portugal,. Neste âmbito, poderá partilhar informações relativas à georreferenciação das linhas aéreas concessionadas, de forma a facilitar a identificação e georreferenciação de cada propriedade, por parte dos seus titulares.
Esta é uma das várias parcerias que a eBUPi tem vindo a estabelecer com entidades públicas e privadas relevantes para o conhecimento do território, com o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e valorização do território nacional.
Já foram identificadas mais de 620 mil propriedades, para o qual contribuíram mais de 100 mil cidadãos. O projeto está presente em 141 municípios, dos 153 que não dispõem de cadastro, nos quais colaboram mais de 800 técnicos habilitados.
O processo de identificação de propriedades pode ser feito nos balcões de atendimento das Câmaras Municipais dos municípios aderentes ou através da plataforma online, em https://bupi.gov.pt.
Recentemente, foi também lançada a App BUPi, disponível para download gratuito na Google Play Store e na App Store. Através da app, o cidadão pode fazer o levantamento e posterior carregamento das coordenadas geográficas dos seus terrenos no BUPi, facilitando o processo de identificação da propriedade.